top of page

A física da matéria condensada tem produzido grandes avanços nos últimos anos graças as recentes técnicas de nanofabricação, cada vez mais sofisticadas e sendo capazes de fabricar objetos de escalas pouco superior a escala atômica. Em magnetismo, ou nanomagnetismo, o mesmo tem ocorrido e novos fenômenos têm sido descobertos. As aplicações tecnológicas são variadas e promissoras desde a gravação magnética de alta densidade até as memórias RAM magnéticas, portas lógicas e transistores magnéticos.

Equipamentos: Dispomos de um sistema de medidas magneto-ópticas onde é possível medir ciclos de histerese com resolução espacial de até 1 um, um sistema de medidas de ressonância ferromagnética de banda larga, entre 1 e 20 GHz, um de transporte elétrico medidas de magnetorresistência, indo até 6K, além da infraestrutura de uso comum do CBPF. Algumas fotos podem ser vistas aqui

Colaboradores: Entre os alunos sob minha orientação tem Paulo Soledade e Samir Costa como alunos de doutoramento. Meus principais colaboradores no CBPF são: Flávio Garcia e João Paulo Sinnecker.

News:

bottom of page